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Avaliação da aprendizagem

Avaliação é sinônimo de aprendizagem. Quando os estudantes estão sendo avaliados também estão aprendendo.

Prática pedagógica

Recursos tecnológicos, como o celular, podem ser levados para a aula para apoiar a prática pedagógica do professor.

Gestão escolar

Além dos gestores escolares, professores, estudantes, familiares e outros representantes da comunidade escolar também podem ser envolvidos nas decisões da escola.

Formação

Em um projeto educativo voltado para o desenvolvimento pleno dos estudantes, não apenas os alunos devem ser formados, mas toda a comunidade escolar.

Ambiente educativo

Os corredores e o pátio da escola podem ser transformados em espaços educativos e gerar aprendizagens significativas para os estudantes.

Ambiente educativo

Os corredores e o pátio da escola podem ser transformados em espaços educativos e gerar aprendizagens significativas para os estudantes

Os corredores e o pátio da escola podem ser transformados em espaços educativos e gerar aprendizagens significativas para os estudantes

Cursos PROFS – Com tutoria

Habilidades de Sala de Aula

Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.

 

Objetivos

• refletir sobre a prática docente;
• entender os conceitos básicos para estruturar e preparar uma aula;
• aprender técnicas de linguagem corporal, oratória e postura em sala de aula;
• conhecer procedimentos de mediação de conflitos e compreendê-la como um recurso pedagógico importante no âmbito da escola.

 

Programa

[Trilha 1] Preparação de uma aula: da teoria à prática.
[Trilha 2] A importância da lousa e estratégias de organização do conteúdo expositivo.
[Trilha 3] Oratória e expressão corporal.
[Trilha 4] Mediação de conflitos: o conflito como parte da comunidade escolar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Profa. Me. Ivaneide Dantas é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/ MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento – 1º e 2º ano – Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2003.

Rodrigo Bueno possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em História da África e do Negro no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência como coordenador e professor de História. Teve passagens no Sistema pH de Ensino e trabalhou com Formação de Professores na Somos Educação.

Cursos PROFS – Com tutoria

Professor Reflexivo

Relembre os aspectos que contribuíram para a construção de sua identidade como professor e entenda como as competências do professor reflexivo podem auxiliar no seu desenvolvimento e na sua didática em sala de aula.

 

Objetivos

• fazer um planejamento estratégico de ensino, por meio da reflexão sobre o exercício da docência e da sua didática em sala de aula;
• romper o automatismo didático, que prejudica o desejo de aprender dos alunos e de ensinar do professor;
• exercitar uma postura reflexiva e inovadora em sua prática cotidiana;
• compreender e praticar a aprendizagem compartilhada, dando valor para a troca com alunos e na equipe de professores.

 

Programa

[Trilha 1] Não nascemos professores, nos tornamos professores.
[Trilha 2] O papel da reflexão no desenvolvimento profissional dos professores.
[Trilha 3] Definindo as competências do professor reflexivo.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Sofia de Alencastro é psicóloga formada pela PUC-SP, tem mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP com especialização em Construção Ética e Moral na Adolescência. Nos últimos 20 anos trabalhou com orientação e coordenação escolar e também como gestora em escolas particulares e ONGs. É tutora de cursos de formação de professores e coordenadores. Atualmente estuda psicanálise da criança e do adolescente na Sociedade de Psicanálise de São Paulo. Além disso, têm muitos outros interesses e curiosidades, durante muitos anos trabalhou com cinema, publicidade, produção de exposições e eventos culturais.

Cursos PROFS – Sem tutoria

Educação Infantil e seus Desafios

Entenda as dinâmicas e desafios da Educação Infantil, desde a importância da rotina e do planejamento até as necessidades curriculares dessa faixa etária e as metodologias de avaliação disponíveis.

 

Objetivos

• utilizar ferramentas que o ajudem a colocar em prática a articulação entre as necessidades da faixa etária e os conteúdos curriculares;
• entender a importância da rotina na instituição de Educação Infantil e como ela se alia ao bom planejamento do professor;
• transformar o olhar (e a prática) para a diferença em sala de aula com o objetivo de que todos possam aprender;
• compreender os objetivos da avaliação processual para a educação das crianças pequenas e algumas maneiras de colocá-las em prática.

 

Programa

[Trilha 1] O desenvolvimento da criança e as demandas contemporâneas da Educação Infantil.
[Trilha 2] A presentificação da rotina escolar e o espaço como educador no ato de planejar.
[Trilha 3] As estratégias de acolhimento para crianças com deficiências.
[Trilha 4] A relação escola-família: uma potente parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento.
[Trilha 5] A importância da avaliação na Educação Infantil.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil.

 

Sobre a autora

Fernanda Arantes é psicanalista e educadora com mais de 18 anos de experiência na Educação Infantil. Atuou como professora e coordenadora pedagógica de crianças de 4 e 5 anos e como coordenadora de práticas inclusivas. É mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades e Assessora em Educação Inclusiva.

Cursos PROFS – Sem tutoria

BNCC: da construção à implementação

Compreenda a melhor forma de incorporar as exigências da BNCC ao cotidiano das escolas, no intuito de diminuir as distâncias entre documentos oficiais e a realidade das salas de aula. O curso promoverá uma visão global, partindo de materiais explicativos e práticos para entender esse documento normativo.

 

Objetivos

• conhecer e refletir sobre a história da Educação no Brasil e os marcos legais e as políticas que a integram;
• interpretar, problematizar e empregar os conhecimentos dispostos na BNCC;
• analisar e avaliar os impactos e as alternativas de transformar a BNCC em práticas educacionais;
• elaborar planos de aula vinculados à BNCC.

 

Programa

[Trilha 1] O caminho da Escola: percursos históricos e políticas educacionais no Brasil.
[Trilha 2] A construção da BNCC e a diferenciação dos orientadores curriculares.
[Trilha 3] Como ler a BNCC?
[Trilha 4] Caminhos para a aplicação da BNCC.
[Trilha 5] Planejar e avaliar uma aula vinculado à BNCC.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos inicias e finais).

 

Sobre os autores

Bianka de Andrade Silva é licenciada, mestre e doutoranda em Letras pela UFMG. Atua como coordenadora pedagógica da área de Currículo e Avaliação da SOMOS Educação, supervisionando a elaboração de matrizes curriculares vinculadas à BNCC e assegurando a qualidade das avaliações.

Juliana Spinelli Ferrari Sinzato é mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Fundou, em 2015, o projeto Teachers of The World, com o qual viajou por mais de 30 países ouvindo professores e buscando formas cada vez mais eficientes de torná-los protagonistas de suas práticas.

Renato Nunes Dias é mestre em Economia Política Internacional pela USP e responsável pela área de Currículo da Somos Educação. Foi professor e coordenador de projetos pedagógicos, tendo trabalhado com crianças e jovens de 1 a 15 anos, aplicando metodologias participativas e a aprendizagem baseada em projetos.

Cursos PROFS – Sem tutoria

Literatura Infantil – A formação do Leitor Literário

Reflita sobre a construção do hábito da leitura na Educação Infantil, passando pela discussão do desenvolvimento das competências leitoras até os critérios para curadoria de um acervo de livros infantis.

 

Objetivos

• compreender a natureza e as características da literatura infantil;
• reconhecer a importância do trabalho com os diversos gêneros literários para a formação do leitor literário;
• ter critérios para fazer a curadoria de um acervo de livros infantis com reconhecida qualidade literária;
• planejar e executar ações didáticas para desenvolver as competências leitoras necessárias à compreensão ativa dos textos literários.

 

Programa

[Trilha 1] Era uma vez … Como tudo começou?
[Trilha 2] A escolarização da leitura literária.
[Trilha 3] O acervo de literatura infantil e as práticas de leitura.
[Trilha 4] Ações didáticas para o desenvolvimento das competências leitoras.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos iniciais).

 

Sobre a autora

Cristiane Cagnoto Mori é mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP nas graduações de Letras e de Fonoaudiologia de 1992 a 2015. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2012 e da graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, desde 2017. Tem atuado em projetos ligados à formação de professores no âmbito de escolas públicas e particulares. Coordena cursos on-line de formação de professores pelo CENPEC e pelo Instituto Singularidades e atua na análise e elaboração de materiais didáticos.

Cursos PROFS – Sem tutoria

A Interdisciplinaridade na Perspectiva do Currículo Integrado

Aprenda sobre os conceitos relacionados à Interdisciplinaridade e entenda a importância e a riqueza de um trabalho baseado em um currículo integrado.

 

Objetivos

• conceituar os termos: disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
• apresentar algumas práticas para o professor realizar um trabalho interdisciplinar, utilizando-se do planejamento coletivo e integrado;
• destacar a importância e os benefícios do trabalho integrado entre conteúdo e componente curricular;
• conscientizar o professor de que é possível trabalhar um currículo integrado, em busca de um ensino menos fragmentado e mais significativo.

 

Programa

[Trilha 1] A interdisciplinaridade e a formação de estudantes para o século XXI
[Trilha 2] As estratégias para aplicar propostas interdisciplinares na escola
[Trilha 3] Sistematizando as aprendizagens e planejando uma proposta interdisciplinar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH na USP. Mestre em Educação pela FEUSP. Professora de História na Educação Básica durante mais de 25 anos e atualmente professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Alcione Piva é licenciada em Biologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Biodiversidade pelo Instituto Biológico – SP. Professora de Ciências e Biologia com experiência de 18 anos em Ensino Fundamental II e Médio. Atualmente professora no Colégio da Polícia Militar. Também atuou como professora de Ciências na Prefeitura de São Paulo e como Orientadora de aprendizagem para jovens e adultos no Senai Morvan Figueiredo. Atualmente cursa pós-graduação lato sensu em Inclusão: práticas inclusivas e gestão das diferenças no Instituto Singularidades.

Cursos PROFS – Sem tutoria

Avaliação e Devolutiva Pedagógica

Analise as diferentes abordagens e instrumentos da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos, e entenda como transformar os resultados obtidos em plano de ação na escola.

 

Objetivos

• refletir sobre as diferentes abordagens da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos;
• ampliar o domínio de concepções e processos avaliativos;
• analisar diferentes instrumentos e práticas de avaliação e sua relação com o planejamento;
• compreender os resultados das avaliações internas e externas para o processo de tomada de decisão, tanto em relação à instituição (escola) quanto em relação aos alunos.

 

Programa

[Trilha 1] O contexto histórico e as avaliações externas.
[Trilha 2] As perspectivas teóricas de avaliação.
[Trilha 3] A importância do planejamento e as devolutivas pedagógicas.
[Trilha 4] Os diferentes instrumentos de avaliação.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Sônia Maria Pereira Vidigal é doutora em Educação (USP/HGSE), membro do GEED/USP, professora do Instituto Singularidades e formadora de professores. Atuou como professora e coordenadora pedagógica na escola básica por mais de 20 anos.

Cursos PROFS – Sem tutoria

Libras e Inclusão – Educação Bilíngue para Surdos

Aprenda sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo e compreenda como se organiza a língua de sinais, suas diferentes metodologias e como utilizá-la em projetos pedagógicos.

 

Objetivos

• refletir sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo;
• compreender como se organiza a língua de sinais;
• identificar as diferentes metodologias e filosofias para educação de surdos;
• atuar em projetos pedagógicos específicos para surdos;
• entender os princípios de um projeto de educação bilíngue para surdos.

 

Programa

[Trilha 1] Contexto histórico sobre as filosofias educacionais para surdos no mundo.
[Trilha 2] Política nacional de educação para surdos.
[Trilha 3] Educação bilíngue para surdos.
[Trilha 4] Libras – Entendendo essa língua!
[Trilha 5] Práticas educacionais e o papel da língua de sinais.
[Trilha 6] Diferentes configurações escolares com diferentes alunos.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Carolina Fomin é mestranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui Bolsa Capes e faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória. É coordenadora do curso de Pós-graduação em Tradução e Interpretação Libras-Português no Instituto Singularidades. Também é arquiteta especialista em acessibilidade e tradutora e intérprete de libras-português. Possui bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduação e especialização em Acessibilidade pela Universidade Nove de Julho e pós-graduação e especialização em Tradução e Interpretação em Libras-Português pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades.

Vânia Santiago é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue e do Grupo de Pesquisa Didática e Ensino de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais (Detils), ambos certificados pelo CNPq. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Santo André (UniA). É docente no curso de pós-graduação em Tradução e Interpretação de Libras-Português no Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Também é tradutora e intérprete da Língua de Sinais Brasileira (Libras) e guia-intérprete para surdo-cegos.

Cursos PROFS – Com tutoria

Como Engajar a Comunidade Escolar

Analise a diversidade de configurações familiares que fazem parte da história dos alunos e desenvolva estratégias que promovam um vínculo escolar comprometido com os processos educacionais.

 

Objetivos

• reconhecer a diversidade de configurações familiares que fazem parte da história de vida dos alunos na escola;
• compreender e desenvolver estratégias que promovam o alinhamento de expectativas entre escola e família;
• construir canais de comunicação efetivos com os familiares dos alunos, visando a promoção de um vínculo escolar comprometido com os processos educacionais.

 

Programa

[Trilha 1] As concepções de família na contemporaneidade.
[Trilha 2] Interação escola-família: construindo as bases de uma parceria.
[Trilha 3] Estratégias efetivas de participação da família.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Angela Di Paolo Mota é psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades – São Paulo/SP. Áreas de atuação: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Relação Escola-Família, Psicanálise e Desenvolvimento Humano.

Cursos PROFS – Com tutoria

O Coordenador como Formador Permanente

Identifique as principais atribuições do coordenador pedagógico e entenda a sua importância na formação da equipe docente, auxiliando o professor no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e na articulação com as famílias.

 

Objetivos

• identificar quais são as principais atribuições do coordenador pedagógico na escola e compreender a importância de sua atuação;
• intervir nas questões pedagógicas da escola, principalmente no que tange à formação docente;
• refletir sobre a importância de auxiliar o professor na análise dos dados obtidos nas avaliações;
• criar estratégias de articulação das famílias com a unidade escolar.

 

Programa

[Trilha 1] Quem é e qual é o papel do coordenador pedagógico?
[Trilha 2] A constituição da profissionalidade do coordenador pedagógico.
[Trilha 3] O coordenador pedagógico e a formação da equipe docente.
[Trilha 4] O coordenador pedagógico e a gestão das relações no cotidiano da escola.
[Trilha 5] O coordenador pedagógico e o acompanhamento das aprendizagens e o replanejamento do ensino.
[Trilha 6] O coordenador pedagógico e a articulação da família com a escola.

 

Público-alvo:

coordenadores pedagógicos.

 

Sobre a autora

Franciele Busico é mestre em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, graduação em Pedagogia pela UNG e graduação em Comunicação Social/ Rádio e Televisão pela FAAP. É professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal de Ensino. Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba (SME – SP). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com: gestão em sala de aula, gestão pedagógica, políticas públicas, formação de professores, arte e cultura, ensino de História, metodologias de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

Cursos PROFS – Com tutoria

Práticas de Inclusão

Aprenda sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto da diversidade, distinguindo os conceitos de educação especial e de educação inclusiva e refletindo sobre a transposição dessa diversidade para a prática docente.

 

Objetivos

• reconhecer o potencial que se revela no processo de ensino e aprendizagem no contexto da diversidade humana;
• definir a educação especial e a educação inclusiva, distinguindo a diferença terminológica e conceitual;
• diversificar a prática docente no contexto inclusivo.

 

Programa

[Trilha 1] Olhar inclusivo: uma necessidade do nosso tempo.
[Trilha 2] Fazer inclusivo: um trabalho colaborativo.
[Trilha 3] Educação e estratégias pedagógicas numa perspectiva inclusiva: ponderar para melhor atuar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Marta de Oliveira Gonçalves é graduada em Psicologia, mestre e doutoranda em Educação – Psicologia da Educação, e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. Atualmente atua com Formação de professores, Ensino Híbrido, Psicologia, Educação, Psicopedagogia, adolescente, desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, deficiência/inclusão e Metodologia Científica. Membro do corpo docente no Instituto Singularidades.

Elton de Andrade Viana é especialista em Educação Especial pela UNESP-Marília e Mestre em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro e Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP. Atua como docente no Instituto Singularidades e também no Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo.

Cursos PROFS – Com tutoria

Desafios da Gestão Escolar

Conheça o ambiente da gestão escolar e entenda como as estruturas física, processual e regulatória podem impactar as práticas pedagógicas e a aprendizagem dos alunos.

 

Objetivos

• compreender as estruturas que garantem o funcionamento da escola e os pilares que sustentam a gestão escolar;
• conhecer as legislações educacionais, os documentos orientadores da escola e os registros escolares, e como eles podem auxiliá-lo na mediação de conflitos e na tomada de decisões;
• entender como atuação do professor impacta na instituição de ensino.

 

Programa

[Trilha 1] Conhecendo a estrutura e o funcionamento da escola.
[Trilha 2] Os limites de atuação do gestor e o papel da inovação na educação.
[Trilha 3] O papel do professor e o que o novo contexto educacional espera dele.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Luciana Souza Santos trabalha há 27 anos com a Educação Básica. Foi professora de História nos Ensinos Fundamental e Médio, coordenadora pedagógica e técnica na Secretaria de Estado da Educação no Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério e no Centro de Educação dos Anos Iniciais. Atualmente é vice-diretora da Escola Estadual Arthur Guimarães e pesquisa temas sobre Gestão Escolar, Avaliação Educacional e Protagonismo infantojuvenil.

Cursos PROFS – Com tutoria

Estratégias de Nivelamento e Avaliação

Confira as diferentes concepções pedagógicas que fundamentam a prática avaliativa e repense os instrumentos de avaliação no contexto da aprendizagem dos alunos.

 

Objetivos

• rever, mudar ou inovar aspectos da prática de avaliação;
• posicionar-se em relação às concepções pedagógicas que fundamentam a prática avaliativa;
• elaborar instrumentos de avaliação, respeitando os objetivos previstos para a disciplina;
• avaliar os estudantes de forma a contribuir com a melhoria das aprendizagens.

 

Programa

[Trilha 1] Contexto histórico da avaliação e sua ideologia no interior da sala de aula.
[Trilha 2] As dimensões da avaliação, desde o planejamento até a direção pedagógica.
[Trilha 3] A avaliação na prática: diferentes modelos e a sua implementação.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Maria Estela Lacerda Ferreira é pedagoga, formadora de professores, professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades desde 2003, mediadora de cursos EaD, coach, mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal.

Andrés Reyes trabalha há 25 anos com Educação Básica. Atualmente é professor dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Superior. Pesquisador na área de formação de professores.

Cursos PROFS – Com tutoria

Metodologias Ativas

Compreenda o conceito de metodologias ativas e os diferentes modelos possíveis para promover um processo de ensino-aprendizagem significativo, sob uma perspectiva tanto teórica como prática.

 

Objetivos

• compreender o conceito de metodologias ativas;
• considerar com maior propriedade atividades no contexto digital;
• elaborar aulas participativas, horizontais e personalizadas de acordo com os objetivos programados;
• reconhecer e aplicar metodologias inovadoras na sua prática escolar.

 

Programa

[Trilha 1] Metodologias para uma aprendizagem mais significativa.
[Trilha 2] Diferentes modelos de ensino híbrido.
[Trilha 3] Aplicação das metodologias inovadoras na prática escolar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre o autor

Marcelo Ganzela é licenciado em Letras, especialista em docência da língua inglesa e mestre em Letras pela UNESP. Atua com educação básica, lecionando para turmas de Ensino Fundamental II e Médio desde 2002. Trabalha com formação de professores desde 2008 e investiga metodologias ativas e exploração da cidade enquanto espaço de aprendizagem. Atualmente coordena o curso de Letras do Instituto Singularidades.

Cursos PROFS – Com tutoria

Novas Tecnologias Digitais

Saiba como integrar tecnologias digitais em sala de aula, pensando na alfabetização tecnológica dos alunos e buscando promover aulas mais interativas e estimulantes.

 

Objetivos

• refletir sobre o novo papel de alunos e estudantes com o uso de tecnologias digitais em sala de aula;
• selecionar ferramentas que promovam uma aprendizagem concreta por meio de práticas inovadoras e engajadoras;
• inserir novas ferramentas no seu planejamento considerando os objetivos de aprendizagem e problematização desses recursos;
• formar professores que possam contribuir para a alfabetização tecnológica de seus estudantes.

 

Programa

[Trilha 1] Didática e internet.
[Trilha 2] Tecnologia digital e sentido pedagógico.
[Trilha 3] Tecnologias digitais na sala de aula.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Maurício Canuto é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, é formado em Letras Português. Tem experiência na área de Linguagem e Educação, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna, leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento e formação contínua de professores. Atualmente é professor de português na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e no Instituto Singularidades nos cursos de Letras e Pedagogia.

Leandro Holanda é mestre em Ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. É professor na pós-graduação do Instituto Singularidades, coordenador de Ciências e STEM no Colégio Albert Sabin e sócio fundador da Tríade Educacional. Trabalhou na gestão de projetos educacionais para uso de tecnologias na Fundação Lemann e como Especialista em Tecnologia Educacional na Microsoft. É um dos autores do livro Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação, publicado em 2015 pela Editora Penso.

Cursos PROFS – Com tutoria

Habilidades Socioemocionais

Aprenda o que é educação socioemocional, como ela impacta o desenvolvimento cognitivo do aluno e como promover uma adaptação curricular já integrada à BNCC.

 

Objetivos

• aprender o que é a educação, as competências e habilidades socioemocionais;
• entender o papel do professor no desenvolvimento socioemocional dos alunos e como ele impacta no desenvolvimento cognitivo;
• promover atividades práticas de intervenção socioemocional em sala de aula;
• elaborar um plano de aula promovendo a integração das competências e habilidades socioemocionais no currículo escolar.

 

Programa

[Trilha 1] Importância das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem.
[Trilha 2] Educação socioemocional na prática e um paralelo com a BNCC.
[Trilha 3] Adaptação curricular e comunicação com as famílias no contexto na aprendizagem socioemocional.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Francila Novaes atua na área de produção de conteúdos pedagógicos do programa de liderança e habilidades socioemocionais O Líder em Mim, também é professora no curso “Educação Socioemocional nos Diversos Ambientes de Aprendizagem” oferecido pelo Instituto Sedes Sapientiae, e é pós-graduada em Psicologia Política pela USP, com a pesquisa sobre a importância da empatia em sala de aula. Já atuou na sensibilização e formação de professores em educação socioemocional nas redes públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Medellín, na Colômbia.

Maria Adrielle atua na área de pesquisa e elaboração de projetos educacionais voltados para aprendizagem socioemocional, autoconhecimento e neurociência. Foi docente responsável pela disciplina “Aspectos da Neurociência na Educação” no curso de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atuou, também, na formação de professores do estado de São Paulo com o programa Compasso Socioemocional. É graduada em Ciências Biológicas pela UNESP, mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e tem um pós-doutorado concluído no laboratório de Neuropsicofarmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP).

Cursos PROFS – Com tutoria

Engajamento dos Alunos

Aprenda sobre estratégias didáticas de engajamento que beneficiam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, levando em consideração os desafios da sala de aula.

 

Objetivos

• reconhecer a necessidade de mudança da abordagem do professor, atuando como mediador para promover aprendizagens mais significativas;
• aplicar estratégias e intervenções que engajem os estudantes no seu processo de aprendizagem e na construção do próprio conhecimento.

 

Programa

[Trilha 1] Estratégias didáticas de engajamento: reflexões e possibilidades.
[Trilha 2] Os desafios da gestão de sala de aula e a função do contrato didático.
[Trilha 3] O engajamento e o processo de aprendizagem.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela USP. Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Professora de História há mais de 25 anos, atualmente professora do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Cursos PROFS – Com tutoria

Habilidades de Sala de Aula

Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.

 

Objetivos

• refletir sobre a prática docente;
• entender os conceitos básicos para estruturar e preparar uma aula;
• aprender técnicas de linguagem corporal, oratória e postura em sala de aula;
• conhecer procedimentos de mediação de conflitos e compreendê-la como um recurso pedagógico importante no âmbito da escola.

 

Programa

[Trilha 1] Preparação de uma aula: da teoria à prática.
[Trilha 2] A importância da lousa e estratégias de organização do conteúdo expositivo.
[Trilha 3] Oratória e expressão corporal.
[Trilha 4] Mediação de conflitos: o conflito como parte da comunidade escolar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Profa. Me. Ivaneide Dantas é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/ MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento – 1º e 2º ano – Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2003.

Rodrigo Bueno possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em História da África e do Negro no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência como coordenador e professor de História. Teve passagens no Sistema pH de Ensino e trabalhou com Formação de Professores na Somos Educação.

Cursos PROFS – Com tutoria

O Coordenador como Formador Permanente

Identifique as principais atribuições do coordenador pedagógico e entenda a sua importância na formação da equipe docente, auxiliando o professor no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e na articulação com as famílias.

 

Objetivos

• identificar quais são as principais atribuições do coordenador pedagógico na escola e compreender a importância de sua atuação;
• intervir nas questões pedagógicas da escola, principalmente no que tange à formação docente;
• refletir sobre a importância de auxiliar o professor na análise dos dados obtidos nas avaliações;
• criar estratégias de articulação das famílias com a unidade escolar.

 

Programa

[Trilha 1] Quem é e qual é o papel do coordenador pedagógico?
[Trilha 2] A constituição da profissionalidade do coordenador pedagógico.
[Trilha 3] O coordenador pedagógico e a formação da equipe docente.
[Trilha 4] O coordenador pedagógico e a gestão das relações no cotidiano da escola.
[Trilha 5] O coordenador pedagógico e o acompanhamento das aprendizagens e o replanejamento do ensino.
[Trilha 6] O coordenador pedagógico e a articulação da família com a escola.

 

Público-alvo:

coordenadores pedagógicos.

 

Sobre a autora

Franciele Busico é mestre em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, graduação em Pedagogia pela UNG e graduação em Comunicação Social/ Rádio e Televisão pela FAAP. É professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal de Ensino. Foi diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba (SME – SP). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com: gestão em sala de aula, gestão pedagógica, políticas públicas, formação de professores, arte e cultura, ensino de História, metodologias de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

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Educação Infantil e seus Desafios

Entenda as dinâmicas e desafios da Educação Infantil, desde a importância da rotina e do planejamento até as necessidades curriculares dessa faixa etária e as metodologias de avaliação disponíveis.

 

Objetivos

• utilizar ferramentas que o ajudem a colocar em prática a articulação entre as necessidades da faixa etária e os conteúdos curriculares;
• entender a importância da rotina na instituição de Educação Infantil e como ela se alia ao bom planejamento do professor;
• transformar o olhar (e a prática) para a diferença em sala de aula com o objetivo de que todos possam aprender;
• compreender os objetivos da avaliação processual para a educação das crianças pequenas e algumas maneiras de colocá-las em prática.

 

Programa

[Trilha 1] O desenvolvimento da criança e as demandas contemporâneas da Educação Infantil.
[Trilha 2] A presentificação da rotina escolar e o espaço como educador no ato de planejar.
[Trilha 3] As estratégias de acolhimento para crianças com deficiências.
[Trilha 4] A relação escola-família: uma potente parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento.
[Trilha 5] A importância da avaliação na Educação Infantil.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil.

 

Sobre a autora

Fernanda Arantes é psicanalista e educadora com mais de 18 anos de experiência na Educação Infantil. Atuou como professora e coordenadora pedagógica de crianças de 4 e 5 anos e como coordenadora de práticas inclusivas. É mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades e Assessora em Educação Inclusiva.

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Libras e Inclusão – Educação Bilíngue para Surdos

Aprenda sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo e compreenda como se organiza a língua de sinais, suas diferentes metodologias e como utilizá-la em projetos pedagógicos.

 

Objetivos

• refletir sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo;
• compreender como se organiza a língua de sinais;
• identificar as diferentes metodologias e filosofias para educação de surdos;
• atuar em projetos pedagógicos específicos para surdos;
• entender os princípios de um projeto de educação bilíngue para surdos.

 

Programa

[Trilha 1] Contexto histórico sobre as filosofias educacionais para surdos no mundo.
[Trilha 2] Política nacional de educação para surdos.
[Trilha 3] Educação bilíngue para surdos.
[Trilha 4] Libras – Entendendo essa língua!
[Trilha 5] Práticas educacionais e o papel da língua de sinais.
[Trilha 6] Diferentes configurações escolares com diferentes alunos.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Carolina Fomin é mestranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui Bolsa Capes e faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória. É coordenadora do curso de Pós-graduação em Tradução e Interpretação Libras-Português no Instituto Singularidades. Também é arquiteta especialista em acessibilidade e tradutora e intérprete de libras-português. Possui bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduação e especialização em Acessibilidade pela Universidade Nove de Julho e pós-graduação e especialização em Tradução e Interpretação em Libras-Português pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades.

Vânia Santiago é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue e do Grupo de Pesquisa Didática e Ensino de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais (Detils), ambos certificados pelo CNPq. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Santo André (UniA). É docente no curso de pós-graduação em Tradução e Interpretação de Libras-Português no Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Também é tradutora e intérprete da Língua de Sinais Brasileira (Libras) e guia-intérprete para surdo-cegos.

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BNCC: da construção à implementação

Compreenda a melhor forma de incorporar as exigências da BNCC ao cotidiano das escolas, no intuito de diminuir as distâncias entre documentos oficiais e a realidade das salas de aula. O curso promoverá uma visão global, partindo de materiais explicativos e práticos para entender esse documento normativo.

 

Objetivos

• conhecer e refletir sobre a história da Educação no Brasil e os marcos legais e as políticas que a integram;
• interpretar, problematizar e empregar os conhecimentos dispostos na BNCC;
• analisar e avaliar os impactos e as alternativas de transformar a BNCC em práticas educacionais;
• elaborar planos de aula vinculados à BNCC.

 

Programa

[Trilha 1] O caminho da Escola: percursos históricos e políticas educacionais no Brasil.
[Trilha 2] A construção da BNCC e a diferenciação dos orientadores curriculares.
[Trilha 3] Como ler a BNCC?
[Trilha 4] Caminhos para a aplicação da BNCC.
[Trilha 5] Planejar e avaliar uma aula vinculado à BNCC.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos inicias e finais).

 

Sobre os autores

Bianka de Andrade Silva é licenciada, mestre e doutoranda em Letras pela UFMG. Atua como coordenadora pedagógica da área de Currículo e Avaliação da SOMOS Educação, supervisionando a elaboração de matrizes curriculares vinculadas à BNCC e assegurando a qualidade das avaliações.

Juliana Spinelli Ferrari Sinzato é mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Fundou, em 2015, o projeto Teachers of The World, com o qual viajou por mais de 30 países ouvindo professores e buscando formas cada vez mais eficientes de torná-los protagonistas de suas práticas.

Renato Nunes Dias é mestre em Economia Política Internacional pela USP e responsável pela área de Currículo da Somos Educação. Foi professor e coordenador de projetos pedagógicos, tendo trabalhado com crianças e jovens de 1 a 15 anos, aplicando metodologias participativas e a aprendizagem baseada em projetos.

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Literatura Infantil – A formação do Leitor Literário

Reflita sobre a construção do hábito da leitura na Educação Infantil, passando pela discussão do desenvolvimento das competências leitoras até os critérios para curadoria de um acervo de livros infantis.

 

Objetivos

• compreender a natureza e as características da literatura infantil;
• reconhecer a importância do trabalho com os diversos gêneros literários para a formação do leitor literário;
• ter critérios para fazer a curadoria de um acervo de livros infantis com reconhecida qualidade literária;
• planejar e executar ações didáticas para desenvolver as competências leitoras necessárias à compreensão ativa dos textos literários.

 

Programa

[Trilha 1] Era uma vez … Como tudo começou?
[Trilha 2] A escolarização da leitura literária.
[Trilha 3] O acervo de literatura infantil e as práticas de leitura.
[Trilha 4] Ações didáticas para o desenvolvimento das competências leitoras.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos iniciais).

 

Sobre a autora

Cristiane Cagnoto Mori é mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP nas graduações de Letras e de Fonoaudiologia de 1992 a 2015. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2012 e da graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, desde 2017. Tem atuado em projetos ligados à formação de professores no âmbito de escolas públicas e particulares. Coordena cursos on-line de formação de professores pelo CENPEC e pelo Instituto Singularidades e atua na análise e elaboração de materiais didáticos.

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A Interdisciplinaridade na Perspectiva do Currículo Integrado

Aprenda sobre os conceitos relacionados à Interdisciplinaridade e entenda a importância e a riqueza de um trabalho baseado em um currículo integrado.

 

Objetivos

• conceituar os termos: disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
• apresentar algumas práticas para o professor realizar um trabalho interdisciplinar, utilizando-se do planejamento coletivo e integrado;
• destacar a importância e os benefícios do trabalho integrado entre conteúdo e componente curricular;
• conscientizar o professor de que é possível trabalhar um currículo integrado, em busca de um ensino menos fragmentado e mais significativo.

 

Programa

[Trilha 1] A interdisciplinaridade e a formação de estudantes para o século XXI
[Trilha 2] As estratégias para aplicar propostas interdisciplinares na escola
[Trilha 3] Sistematizando as aprendizagens e planejando uma proposta interdisciplinar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH na USP. Mestre em Educação pela FEUSP. Professora de História na Educação Básica durante mais de 25 anos e atualmente professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Alcione Piva é licenciada em Biologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Biodiversidade pelo Instituto Biológico – SP. Professora de Ciências e Biologia com experiência de 18 anos em Ensino Fundamental II e Médio. Atualmente professora no Colégio da Polícia Militar. Também atuou como professora de Ciências na Prefeitura de São Paulo e como Orientadora de aprendizagem para jovens e adultos no Senai Morvan Figueiredo. Atualmente cursa pós-graduação lato sensu em Inclusão: práticas inclusivas e gestão das diferenças no Instituto Singularidades.

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Avaliação e Devolutiva Pedagógica

Analise as diferentes abordagens e instrumentos da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos, e entenda como transformar os resultados obtidos em plano de ação na escola.

 

Objetivos

• refletir sobre as diferentes abordagens da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos;
• ampliar o domínio de concepções e processos avaliativos;
• analisar diferentes instrumentos e práticas de avaliação e sua relação com o planejamento;
• compreender os resultados das avaliações internas e externas para o processo de tomada de decisão, tanto em relação à instituição (escola) quanto em relação aos alunos.

 

Programa

[Trilha 1] O contexto histórico e as avaliações externas.
[Trilha 2] As perspectivas teóricas de avaliação.
[Trilha 3] A importância do planejamento e as devolutivas pedagógicas.
[Trilha 4] Os diferentes instrumentos de avaliação.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Sônia Maria Pereira Vidigal é doutora em Educação (USP/HGSE), membro do GEED/USP, professora do Instituto Singularidades e formadora de professores. Atuou como professora e coordenadora pedagógica na escola básica por mais de 20 anos.

Cursos PROFS – Com tutoria

Como Engajar a Comunidade Escolar

Analise a diversidade de configurações familiares que fazem parte da história dos alunos e desenvolva estratégias que promovam um vínculo escolar comprometido com os processos educacionais.

 

Objetivos

• reconhecer a diversidade de configurações familiares que fazem parte da história de vida dos alunos na escola;
• compreender e desenvolver estratégias que promovam o alinhamento de expectativas entre escola e família;
• construir canais de comunicação efetivos com os familiares dos alunos, visando a promoção de um vínculo escolar comprometido com os processos educacionais.

 

Programa

[Trilha 1] As concepções de família na contemporaneidade.
[Trilha 2] Interação escola-família: construindo as bases de uma parceria.
[Trilha 3] Estratégias efetivas de participação da família.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Angela Di Paolo Mota é psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades – São Paulo/SP. Áreas de atuação: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Relação Escola-Família, Psicanálise e Desenvolvimento Humano.

Cursos PROFS – Com tutoria

Práticas de Inclusão

Aprenda sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto da diversidade, distinguindo os conceitos de educação especial e de educação inclusiva e refletindo sobre a transposição dessa diversidade para a prática docente.

 

Objetivos

• reconhecer o potencial que se revela no processo de ensino e aprendizagem no contexto da diversidade humana;
• definir a educação especial e a educação inclusiva, distinguindo a diferença terminológica e conceitual;
• diversificar a prática docente no contexto inclusivo.

 

Programa

[Trilha 1] Olhar inclusivo: uma necessidade do nosso tempo.
[Trilha 2] Fazer inclusivo: um trabalho colaborativo.
[Trilha 3] Educação e estratégias pedagógicas numa perspectiva inclusiva: ponderar para melhor atuar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Marta de Oliveira Gonçalves é graduada em Psicologia, mestre e doutoranda em Educação – Psicologia da Educação, e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. Atualmente atua com Formação de professores, Ensino Híbrido, Psicologia, Educação, Psicopedagogia, adolescente, desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, deficiência/inclusão e Metodologia Científica. Membro do corpo docente no Instituto Singularidades.

Elton de Andrade Viana é especialista em Educação Especial pela UNESP-Marília e Mestre em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro e Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP. Atua como docente no Instituto Singularidades e também no Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo.

Cursos PROFS – Com tutoria

Desafios da Gestão Escolar

Conheça o ambiente da gestão escolar e entenda como as estruturas física, processual e regulatória podem impactar as práticas pedagógicas e a aprendizagem dos alunos.

 

Objetivos

• compreender as estruturas que garantem o funcionamento da escola e os pilares que sustentam a gestão escolar;
• conhecer as legislações educacionais, os documentos orientadores da escola e os registros escolares, e como eles podem auxiliá-lo na mediação de conflitos e na tomada de decisões;
• entender como atuação do professor impacta na instituição de ensino.

 

Programa

[Trilha 1] Conhecendo a estrutura e o funcionamento da escola.
[Trilha 2] Os limites de atuação do gestor e o papel da inovação na educação.
[Trilha 3] O papel do professor e o que o novo contexto educacional espera dele.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos inicias e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Luciana Souza Santos trabalha há 27 anos com a Educação Básica. Foi professora de História nos Ensinos Fundamental e Médio, coordenadora pedagógica e técnica na Secretaria de Estado da Educação no Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério e no Centro de Educação dos Anos Iniciais. Atualmente é vice-diretora da Escola Estadual Arthur Guimarães e pesquisa temas sobre Gestão Escolar, Avaliação Educacional e Protagonismo infantojuvenil.

Cursos PROFS – Com tutoria

Estratégias de Nivelamento e Avaliação

Confira as diferentes concepções pedagógicas que fundamentam a prática avaliativa e repense os instrumentos de avaliação no contexto da aprendizagem dos alunos.

 

Objetivos

• rever, mudar ou inovar aspectos da prática de avaliação;
• posicionar-se em relação às concepções pedagógicas que fundamentam a prática avaliativa;
• elaborar instrumentos de avaliação, respeitando os objetivos previstos para a disciplina;
• avaliar os estudantes de forma a contribuir com a melhoria das aprendizagens.

 

Programa

[Trilha 1] Contexto histórico da avaliação e sua ideologia no interior da sala de aula.
[Trilha 2] As dimensões da avaliação, desde o planejamento até a direção pedagógica.
[Trilha 3] A avaliação na prática: diferentes modelos e a sua implementação.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Maria Estela Lacerda Ferreira é pedagoga, formadora de professores, professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades desde 2003, mediadora de cursos EaD, coach, mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal.

Andrés Reyes trabalha há 25 anos com Educação Básica. Atualmente é professor dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Superior. Pesquisador na área de formação de professores.

Cursos PROFS – Com tutoria

Metodologias Ativas

Compreenda o conceito de metodologias ativas e os diferentes modelos possíveis para promover um processo de ensino-aprendizagem significativo, sob uma perspectiva tanto teórica como prática.

 

Objetivos

• compreender o conceito de metodologias ativas;
• considerar com maior propriedade atividades no contexto digital;
• elaborar aulas participativas, horizontais e personalizadas de acordo com os objetivos programados;
• reconhecer e aplicar metodologias inovadoras na sua prática escolar.

 

Programa

[Trilha 1] Metodologias para uma aprendizagem mais significativa.
[Trilha 2] Diferentes modelos de ensino híbrido.
[Trilha 3] Aplicação das metodologias inovadoras na prática escolar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre o autor

Marcelo Ganzela é licenciado em Letras, especialista em docência da língua inglesa e mestre em Letras pela UNESP. Atua com educação básica, lecionando para turmas de Ensino Fundamental II e Médio desde 2002. Trabalha com formação de professores desde 2008 e investiga metodologias ativas e exploração da cidade enquanto espaço de aprendizagem. Atualmente coordena o curso de Letras do Instituto Singularidades.

Cursos PROFS – Com tutoria

Novas Tecnologias Digitais

Saiba como integrar tecnologias digitais em sala de aula, pensando na alfabetização tecnológica dos alunos e buscando promover aulas mais interativas e estimulantes.

 

Objetivos

• refletir sobre o novo papel de alunos e estudantes com o uso de tecnologias digitais em sala de aula;
• selecionar ferramentas que promovam uma aprendizagem concreta por meio de práticas inovadoras e engajadoras;
• inserir novas ferramentas no seu planejamento considerando os objetivos de aprendizagem e problematização desses recursos;
• formar professores que possam contribuir para a alfabetização tecnológica de seus estudantes.

 

Programa

[Trilha 1] Didática e internet.
[Trilha 2] Tecnologia digital e sentido pedagógico.
[Trilha 3] Tecnologias digitais na sala de aula.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Maurício Canuto é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, é formado em Letras Português. Tem experiência na área de Linguagem e Educação, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna, leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento e formação contínua de professores. Atualmente é professor de português na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e no Instituto Singularidades nos cursos de Letras e Pedagogia.

Leandro Holanda é mestre em Ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. É professor na pós-graduação do Instituto Singularidades, coordenador de Ciências e STEM no Colégio Albert Sabin e sócio fundador da Tríade Educacional. Trabalhou na gestão de projetos educacionais para uso de tecnologias na Fundação Lemann e como Especialista em Tecnologia Educacional na Microsoft. É um dos autores do livro Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação, publicado em 2015 pela Editora Penso.

Cursos PROFS – Com tutoria

Habilidades Socioemocionais

Aprenda o que é educação socioemocional, como ela impacta o desenvolvimento cognitivo do aluno e como promover uma adaptação curricular já integrada à BNCC.

 

Objetivos

• aprender o que é a educação, as competências e habilidades socioemocionais;
• entender o papel do professor no desenvolvimento socioemocional dos alunos e como ele impacta no desenvolvimento cognitivo;
• promover atividades práticas de intervenção socioemocional em sala de aula;
• elaborar um plano de aula promovendo a integração das competências e habilidades socioemocionais no currículo escolar.

 

Programa

[Trilha 1] Importância das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem.
[Trilha 2] Educação socioemocional na prática e um paralelo com a BNCC.
[Trilha 3] Adaptação curricular e comunicação com as famílias no contexto na aprendizagem socioemocional.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre as autoras

Francila Novaes atua na área de produção de conteúdos pedagógicos do programa de liderança e habilidades socioemocionais O Líder em Mim, também é professora no curso “Educação Socioemocional nos Diversos Ambientes de Aprendizagem” oferecido pelo Instituto Sedes Sapientiae, e é pós-graduada em Psicologia Política pela USP, com a pesquisa sobre a importância da empatia em sala de aula. Já atuou na sensibilização e formação de professores em educação socioemocional nas redes públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Medellín, na Colômbia.

Maria Adrielle atua na área de pesquisa e elaboração de projetos educacionais voltados para aprendizagem socioemocional, autoconhecimento e neurociência. Foi docente responsável pela disciplina “Aspectos da Neurociência na Educação” no curso de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atuou, também, na formação de professores do estado de São Paulo com o programa Compasso Socioemocional. É graduada em Ciências Biológicas pela UNESP, mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e tem um pós-doutorado concluído no laboratório de Neuropsicofarmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP).

Cursos PROFS – Com tutoria

Professor Reflexivo

Relembre os aspectos que contribuíram para a construção de sua identidade como professor e entenda como as competências do professor reflexivo podem auxiliar no seu desenvolvimento e na sua didática em sala de aula.

 

Objetivos

• fazer um planejamento estratégico de ensino, por meio da reflexão sobre o exercício da docência e da sua didática em sala de aula;
• romper o automatismo didático, que prejudica o desejo de aprender dos alunos e de ensinar do professor;
• exercitar uma postura reflexiva e inovadora em sua prática cotidiana;
• compreender e praticar a aprendizagem compartilhada, dando valor para a troca com alunos e na equipe de professores.

 

Programa

[Trilha 1] Não nascemos professores, nos tornamos professores.
[Trilha 2] O papel da reflexão no desenvolvimento profissional dos professores.
[Trilha 3] Definindo as competências do professor reflexivo.

 

Público-alvo:

professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Sofia de Alencastro é psicóloga formada pela PUC-SP, tem mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP com especialização em Construção Ética e Moral na Adolescência. Nos últimos 20 anos trabalhou com orientação e coordenação escolar e também como gestora em escolas particulares e ONGs. É tutora de cursos de formação de professores e coordenadores. Atualmente estuda psicanálise da criança e do adolescente na Sociedade de Psicanálise de São Paulo. Além disso, têm muitos outros interesses e curiosidades, durante muitos anos trabalhou com cinema, publicidade, produção de exposições e eventos culturais.

Cursos PROFS – Com tutoria

Engajamento dos Alunos

Aprenda sobre estratégias didáticas de engajamento que beneficiam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, levando em consideração os desafios da sala de aula.

 

Objetivos

• reconhecer a necessidade de mudança da abordagem do professor, atuando como mediador para promover aprendizagens mais significativas;
• aplicar estratégias e intervenções que engajem os estudantes no seu processo de aprendizagem e na construção do próprio conhecimento.

 

Programa

[Trilha 1] Estratégias didáticas de engajamento: reflexões e possibilidades.
[Trilha 2] Os desafios da gestão de sala de aula e a função do contrato didático.
[Trilha 3] O engajamento e o processo de aprendizagem.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre a autora

Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela USP. Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Professora de História há mais de 25 anos, atualmente professora do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Cursos PROFS – Com tutoria

Habilidades de Sala de Aula

Entenda os conceitos básicos para planejar uma aula e aprenda técnicas de linguagem corporal, mediação de conflitos, oratória e postura em sala de aula.

 

Objetivos

• refletir sobre a prática docente;
• entender os conceitos básicos para estruturar e preparar uma aula;
• aprender técnicas de linguagem corporal, oratória e postura em sala de aula;
• conhecer procedimentos de mediação de conflitos e compreendê-la como um recurso pedagógico importante no âmbito da escola.

 

Programa

[Trilha 1] Preparação de uma aula: da teoria à prática.
[Trilha 2] A importância da lousa e estratégias de organização do conteúdo expositivo.
[Trilha 3] Oratória e expressão corporal.
[Trilha 4] Mediação de conflitos: o conflito como parte da comunidade escolar.

 

Público-alvo:

professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

 

Sobre os autores

Profa. Me. Ivaneide Dantas é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Pedagoga e Psicopedagoga. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003. Foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante quinze anos. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD/ MEC (1998; 2002), na área de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos – alfabetização e letramento – 1º e 2º ano – Língua Portuguesa (PNLD 2014; 2016). Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2003.

Rodrigo Bueno possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em História da África e do Negro no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência como coordenador e professor de História. Teve passagens no Sistema pH de Ensino e trabalhou com Formação de Professores na Somos Educação.