Uso de dados de aprendizagem em sala de aula

Este curso pretende orientar os professores a utilizarem dados de avaliações e atividades de seus estudantes para atendê-los de forma personalizada, reorganizando sua prática pedagógica caso seja necessário. Queremos mostrar como parte dos registros das avaliações, que são notas e apontamentos, podem se converter em dados matemáticos importantes, colaborando com a construção de estratégias personalizadas, buscando um ensino centrado no aluno, indicando direções mais certeiras do ponto de vista pedagógico. Apresentaremos como coletar e armazenar essas informações de forma simples, por meio de algumas plataformas que já nos entregam esses dados, e então como iniciar suas análises, indicando critérios que podem ser definidos como importantes. Vamos propor metodologias que levem o professor a se sentir confiante ao utilizar os dados para aprimorar sua prática pedagógica. 

Objetivos

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de: 

▪          compreender a importância que a estatística tem quando se pretende fazer afirmações  sobre os mais diversos temas;

▪          perceber que você já produz dados sobre o desempenho pedagógico dos seus alunos;

▪          iniciar a observação e a análise desses dados;

▪          estabelecer critérios ou valores para as atividades que solicita;

▪          formatar planilhas com o nome das suas atividades;

▪          utilizar os  dados coletados para delinear um perfil de turma ou de estudantes;

Programa

[Trilha 1] Avaliação: a importância dos dados

[Trilha 2] Avaliação e tecnologia: a questão de verificação da aprendizagem

[Trilha 3] Identificar o desafio e personalizar

[Trilha 4] Metodologias ativas

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais; Ensino Médio.

Sobre os autores

Solange Giardino – Consultora na área de tecnologia educacional com expertise em dispositivos móveis, ambientes virtuais de aprendizagem, metodologias ativas, cultura Maker, STEAM e aprendizagem criativa. Experiência consolidada no desenvolvimento e gestão de projetos de Tecnologia Educacional, por meio da implementação de recursos digitais à prática docente e desenvolvimento de projetos nas áreas de formação continuada de professores. Apple Distinguished Educator, graduada em Psicologia e especialista em Informática Aplicada à Educação pela PUC-SP e em Gestão de EAD pela FGV. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Débora B M Oliveira – Assessora Educacional e Consultora Pedagógica, com mais de 30 anos de experiência em colégios e Sistemas de Ensino de referência no segmento educacional brasileiro. Atuou como docente e gestora na educação básica e, atualmente, presta consultoria em projetos de Inteligência Pedagógica, ligados a melhorias de performance no ambiente educacional. É consultora associada de empresas de consultoria educacional de destaque em São Paulo. Atua como professora/palestrante em cursos de formação de professores, desenvolve assessoria na elaboração de projetos pedagógicos e regimento escolar. Graduada em Letras e Pedagogia, especialista em educação escolar e mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.