Letramento Digital e Educação

Este curso oferece subsídios para que educadores tenham mais condições de refletir criticamente sobre as possibilidades e demandas da Educação considerando nossa sociedade conectada e globalizada após o advento da internet. Durante o curso, estudaremos como incorporar em práticas pedagógicas de diferentes realidades os recursos disponibilizados pela internet e pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Além disso, refletiremos sobre a necessidade de ampliação dos repertórios de habilidades do sujeito como cidadão digital, de modo que ele possa acompanhar e participar das transformações sociais que vêm ocorrendo e também contribuir para uma melhor convivência e atuação social no mundo.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: – Compreender de maneira crítica como situar-se e situar o aluno como cidadão digital. – Apropriar-se de tecnologias digitais para suas práticas pedagógicas. – Explorar caminhos para trabalhar os novos letramentos digitais em seu cotidiano escolar. – Buscar e fazer uso de mídias e recursos educacionais digitais. – Fazer uso do Twitter como rede social para diferentes finalidades pedagógicas.;

Programa

[Trilha 1] Relações entre novas tecnologias digitais e educação

[Trilha 2] Um olhar analítico sobre os Gifs Biográfico

[Trilha 3] Objetos de Aprendizagem

[Trilha 4] A nuvem

[Trilha 5] Redes sociais: Twitter

Público-alvo:

 

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio.

Sobre os autores

Paula Rodrigues Furtado, Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela mesma universidade, tem se especializado na área de novos letramentos, educação e internet e formação continuada de professores desde 2012. Atua como professora convidada pela EXTECAMP – Unicamp. É fundadora do Portal TEC Sala de Aula (https://tecsaladeaula.com.br) que oferece cursos livres online para professores como formação continuada e atualização.