Todos nós, professores, temos vivenciado situações nas quais nos sentimos perdidos e desmotivados: alunos desinteressados, resultados nas avaliações que demonstram pouca aprendizagem e, de modo geral, pouco envolvimento dos estudantes com a aula, os conteúdos e a própria escola.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
• reconhecer a necessidade de mudança da abordagem do professor, atuando como mediador para promover aprendizagens mais significativas;
• aplicar estratégias e intervenções que engajem os estudantes no seu processo de aprendizagem e na construção do próprio conhecimento.;
Programa
[Trilha 1] Estratégias didáticas de engajamento: reflexões e possibilidades.
[Trilha 2] Os desafios da gestão de sala de aula e a função do contrato didático.
[Trilha 3] O engajamento e o processo de aprendizagem
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.
Sobre os autores
Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela USP. Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Professora de História há mais de 25 anos, atualmente professora do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.