Cultura Maker: por uma educação criativa para todos

O curso está centrado na metodologia da cultura maker e se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, criar, reinventar, alterar objetos utilizando as mãos como fonte de aprendizagem e experiências.

Assim, será apontado a cultura maker, mas também o ambiente de colaboração e troca de informações entre pessoas e grupo ao utilizar as metodologias ativas para resolver problemas, desenvolver habilidades e competências socioemocionais e vivenciar atividades makers, estando dividido em quatro módulos, cultura maker e ambiente de aprendizagem, metodologias ativas, professor design e atividades makers.

Objetivos

Em breve!

Programa

Em breve!

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais; Ensino Médio.

Sobre os autores

Débora Garofalo
Formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, cursando Mestrado em Educação pela PUC SP. Experiência 15 anos na da rede Pública de São Paulo, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II, Médio e em Educação para Jovens e Adultos e em salas multidisciplinares. Como professora de Tecnologias, criou o trabalho de Robótica com Sucata que ficou conhecido nacionalmente e internacionalmente. Atualmente está como Gestora de Tecnologias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Foi colunista de Tecnologia do site da Revista Nova Escola. Atualmente é Colunista de Educação Inovadora no Blog Redes da Editora Moderna e colunista de Educação no UOL.
Possui trabalhos publicados em importantes mídias no Brasil, como: Revista Nova Escola, Revista Galileu, Globo, Todos pela Educação, Fundação Telefônica, HuffPost Brasil, Canal Futura, GNT (programa Saia Justa), TV Record (Programa Hoje em Dia, Globo Espetacular), SBT, (Jornal do SBT), Band (Jornal da Band), TV Cultura (Jornal da Cultura), Globo (Jornal Nacional, Fantástico, Bom dia Brasil, Encontro com Fátima Bernardes, Como Será, Altas Horas) e Porvir, onde neste último participou do plano de aula da pesquisa Escola em Reconstrução, Especial Mão na Massa e Jurada do Desafio Diário de Inovações, também jurada na BRASA, associação de estudantes do exterior.
Recebeu diversos prêmios importantes pelo trabalho desenvolvido na educação pública, entre eles: Menção honrosa da Associação Comercial do Estado de São Paulo 2017, 1º Lugar no V Prêmio de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de São Paulo 2017, Finalista na 23º edição do Prêmio Claudia, categoria Políticas Públicas 2018, Professor Destaque pela Secretaria Municipal de Educação SP 2018, Vencedora na temática Especial Prêmio Professores do Brasil 2018, Vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019.