BNCC Matemática e suas Tecnologias – Ensino Médio

O curso, dividido em três trilhas, tem como objetivo apresentar a BNCC do ensino médio ao professor de matemática que atua em tal segmento. Em sua trajetória, são destacadas as concepções de aluno e de professor previstos na base, o que acaba impactando diretamente na forma que se espera que ocorra o processo de ensinar/aprender; a noção de área de conhecimento e competências gerais, apresentando exemplos de como trabalhar as competências inseridas na área de conhecimento; a noção de competências especificas da área, que mostram que os conteúdos devem ser apresentados com vistas ao desenvolvimentos das habilidades que compõe determinada competência; os itinerários formativos e projetos integradores, já que a base prevê um conhecimento integrado, e não tratado isoladamente nos diferentes componentes curriculares.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: • seja capaz de entender o perfil e o tipo de atuação que o professor de matemática deve ter para que o processo de ensino e aprendizagem atinja seus fins;

• perceber que o comportamento esperado do aluno, o de atuar como protagonista de sua aprendizagem, depende da atuação do professor e do tipo de metodologia utilizada em suas aulas;

• entender o que é competência geral, de modo a planejar atividades que procurem desenvolve-las, sejam elas de sua própria autoria ou inspiradas em materiais didáticos. • compreender o que é competência específica da área e perceber que o foco da BNCC não está em conteúdos, mas sim no desenvolvimento das habilidades e competências que são desenvolvidos ao se estudar cada um dos conteúdos escolhidos pelo professor. • desenvolver a noção de itinerário formativo e de projetos integradores, entendendo o fato de que a matemática deve ser ensinada de maneira integrada com outras áreas de conhecimento. ;

Programa

[Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC do ensino médio. ….

[Trilha 2] O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC? ….

[Trilha 3] Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/projetos integradores.

Público-alvo:

Professores do Ensino Médio.

Sobre os autores

Fernando da Silva Conceição é licenciado em matemática e pedagogia, especialista em matemática, e mestre em ensino de matemática. Atua em cursos da educação básica, pincipalmente no ensino médio desde o ano 2000, e no ensino superior, prioritariamente em cursos ligados a formação do professor de matemática, de 2008 até o primeiro semestre de 2019. Atualmente é professor do ensino médio do colégio Benjamin Constant, localizado na cidade de São Paulo ,e professor da especialização em Educação Matemática do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo – FMU.
Desde o ano de 2017 trabalha como prestador de serviços no mercado editorial, produzindo materiais didáticos referentes ao segmento de matemática da educação básica , pincipalmente elaborando questões e manuais de orientações didáticas ao professor.
Atualmente também é aluno EAD pela Universidade de São Paulo, sendo um deles o MBA em gestão escolar (USP-ESALQ-Piracicaba-SP) e da Especialização em Computação Aplicada a Educação (USP-ICMC-São Carlos-SP).