BNCC Linguagens e suas Tecnologias – Ensino Médio

Neste curso, iniciaremos apresentando o tipo de aluno e o tipo de professor propostos na BNCC do Ensino Médio. Muitas dúvidas surgem com a implementação da Base Nacional Comum Curricular: qual o perfil de aluno que a BNCC pretende formar no Ensino Médio? O que se espera do professor na última etapa da educação básica? São essas perguntas que objetivamos responder na primeira trilha deste curso.

 

Em seguida, propomos explicitar o que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC, dando ênfase para a área de Linguagens e suas tecnologias. É neste momento que as competências gerais da área serão abordadas.

 

Por último, trataremos das competências específicas e habilidades previstas para a área de Linguagens e suas tecnologias e, também, itinerários formativos e itinerários integradores para discutirmos a flexibilização organização curricular.

 

Partiremos de textos explicativos, que apresentam pontos relevantes da BNCC para a discussão aqui proposta, provocando você para reflexões sobre as demandas do Ensino Médio. Esses textos subsidiarão as atividades propostas, sejam os fóruns de discussão sobre as questões do curso, seja a elaboração de um plano de aula em que você poderá colocar em prática as reflexões sobre as competências e habilidades na construção de materiais na área de Linguagens e suas tecnologias.

 

 

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

 

▪ conhecer e refletir sobre a concepção de aluno e de professor para a BNCC do Ensino Médio;

▪ conhecer as áreas de conhecimento que propõe a BNCC do Ensino Médio;

▪ entender o que são competências e habilidades;

▪ conhecer e entender os itinerários formativos e integradores;

▪ elaborar plano de aula a partir de competências e habilidades pretendidas;

 

 

 

Programa

[Trilha 1] – O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC do Ensino Médio

[Trilha 2] – O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC?

[Trilha 3] – Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/itinerários integradores

 

Público-alvo:

Professores do Ensino Médio.

 

 

 

Sobre os autores

Fabiana Costa é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, mestre pela mesma instituição e graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha com formação de professores de todos os níveis da educação básica no Centro Universitário Moura Lacerda, priorizando questões pautadas na BNCC. É pesquisadora no Grupo de Estudos Discurso e Memória: Nos Movimentos dos Sujeitos (CNPq), na USP, em Ribeirão Preto.