BNCC: da construção à implementação

Neste curso, iniciaremos traçando um histórico da Educação no Brasil, desde o período colonial, detalhando alguns marcos legais, até culminar com a recente elaboração e homologação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir desse contexto histórico-político, nos aprofundaremos na compreensão e na aplicação desse importante documento de caráter normativo e obrigatório, em âmbito federal.

Muitas dúvidas e desafios surgem com a homologação de um documento de tamanha complexidade e alcance. Por isso, vamos aprender juntos a melhor forma de incorporar as exigências da BNCC ao cotidiano de nossas escolas, no intuito de diminuir as distâncias entre documentos oficiais e a realidade das salas de aula.

Partindo de materiais explicativos, trabalharemos com discussões, exercícios e uma atividade de construção de plano de aula. A proposta é que consigamos aprofundar os conhecimentos sobre a BNCC, de maneira que possamos aplicá-los com autonomia no desenvolvimento de materiais e currículos, visando, dessa forma, a contextualização das exigências desse documento e a adaptação dos projetos às necessidades dos alunos.

  

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• conhecer e refletir sobre a história da Educação no Brasil e os marcos legais e as políticas que a integram;

• interpretar, problematizar e empregar os conhecimentos dispostos na BNCC;

• compreender as etapas de implementação que se seguem à homologação da BNCC;

• analisar e avaliar os impactos e as alternativas de transformar a BNCC em práticas educacionais;

• elaborar planos de aula vinculados à BNCC;

 

Programa

  

[Trilha 1] O caminho da Escola: percursos históricos e políticas educacionais no Brasil

[Trilha 2] A construção da BNCC e a diferenciação dos orientadores curriculares

[Trilha 3] Como ler a BNCC?

[Trilha 4] Caminhos para a aplicação da BNCC

[Trilha 5] Planejar e avaliar uma aula vinculado à BNCC


Público-alvo:

Professores dos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais.

 


Sobre os autores

 Bianka de Andrade Silva é licenciada, mestre e doutoranda em Letras pela UFMG. Atua como coordenadora pedagógica da área de Currículo e Avaliação da SOMOS Educação, supervisionando a elaboração de matrizes curriculares vinculadas à BNCC e assegurando a qualidade das avaliações. Tem experiência docente no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Letras da UFMG; no Ensino Médio Técnico e Educação de Jovens e Adultos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFET-MG; e no Ensino Fundamental II e no Ensino de Português como Língua Adicional para refugiadas sírias, na rede municipal de Belo Horizonte. Há mais de sete anos, trabalha na coordenação e na elaboração de avaliações para a Educação Básica e para concursos públicos. Frequentemente, oferece cursos de formação docente continuada.

 

Juliana Spinelli Ferrari Sinzato é mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Fundou, em 2015, o projeto Teachers of The World, com o qual viajou por mais de 30 países ouvindo professores e buscando formas cada vez mais eficientes de torná-los protagonistas de suas práticas. Trabalhou com formação e coordenação pedagógicas em escolas e assessorias. Pesquisa temas relacionados à profissão docente e à curadoria e divulgação de boas práticas pedagógicas.

 

Renato Nunes Dias é mestre em Economia Política Internacional pela USP e responsável pela área de Currículo da Somos Educação. Foi professor e coordenador de projetos pedagógicos, tendo trabalhado com crianças e jovens de 1 a 15 anos, aplicando metodologias participativas e a aprendizagem baseada em projetos. É consultor em políticas públicas e Educação, tendo desenvolvido projetos com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, com a Secretaria de Educação do Município de Santo Antônio do Pinhal e com ONGs de advocacy pela primeira infância e direitos da criança.