BNCC Ciências Humanas – Ensino Fundamental

Neste curso, você reconhecerá como as aprendizagens essenciais expressas por meio de habilidades e competências são trabalhadas na Área do Conhecimento das Ciências Humanas nos componentes curriculares de Geografia e História. Compreenderá que para o Ensino Fundamental a área tem como tarefa contribuir para que os alunos desenvolvam o raciocínio espaço-temporal ancorado na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. E também, analisará algumas práticas pedagógicas que favoreceram a aprendizagem dos alunos considerando as relações socioespacias em diferentes escalas do local ao global.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: • conhecer e refletir sobre a concepção de aluno e de professor para a BNCC do Ensino Fundamental anos iniciais e finais;

• compreender as competências gerais e específicas da área do conhecimento de Ciências Humanas;

• entender características gerais e competências específicas de cada componente curricular da área de Ciências Humanas;

• propor práticas que podem ser utilizadas em sua sala de aula, a partir das orientações da BNCC;

• entender como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e finais.;

Programa

[Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC

[Trilha 2] O que é a área de Ciências Humanas e como ela é composta na BNCC

[Trilha 3] Ciências Humanas: a Geografia e a História na BNCC

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)

Sobre os autores

Mônica de Oliveira Ribeiro Couto, Formada em Geografia e Análise Ambiental (UNIBH), Especialista em Estudos Ambientais (PUC/MG). Trabalha como Analista Educacional na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG na formação e orientação de professores da rede pública de ensino, e também na construção de materiais didático-pedagógicos e na reelaboração curricular. Trabalha no SESI/MG com elaboração e revisão de Itens de avaliação em larga escala com foco principal em exames de desempenho do Telecurso, atua também como Tutora On-line na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade semi-presencial. Atua e tem interesse principalmente nos temas currículo e formação de professores, educação e desenvolvimento social, avaliação de sistemas de ensino e análise ambiental.