BNCC Ciências Humanas e suas tecnologias – Ensino Médio

O curso visa tratar das novidades envolvendo a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas dentro da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a etapa final do ensino básico, no caso, o Ensino Médio.
Procuramos analisar ao longo das trilhas não só como as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia podem ser trabalhadas nos novos moldes propostos mas também aquilo que se espera, tanto da atuação dos docentes como, dos alunos.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• planejar sua atuação docente dentro das novas diretrizes da etapa do Ensino Médio considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

• entender como essa área de conhecimento é contemplada pela BNCC;

• identificar os componentes curriculares integrantes e as diversas possibilidades de estabelecer abordagens transdisciplinares tendo como foco o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de seus projetos de vida, compreendendo quais as competências gerais e específicas, bem como, as habilidades correlatas e como aplicá-las.;

Programa

[Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC do ensino médio.

[Trilha 2] O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC?

[Trilha 3] Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/projetos integradores.

Público-alvo:

Professores do Ensino Médio.

Sobre os autores

Pedro Luís da Silva Costa. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto), graduando em Ciências Sociais pela UNESP (campus Araraquara) e em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Atua como editor na área de Geografia tendo participado de projetos de co-autoria para reformulação de materiais do Ensino Fundamental à luz da nova BNCC. Atuou como professor de Geografia junto aos três anos do Ensino Médio no Colégio Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP.