A literatura infantil e a formação do leitor literário

Este curso pretende reunir as condições e as ferramentas necessárias para um trabalho com a literatura infantil formando alunos que não sejam apenas capazes de fruir o texto literário, mas também de compreendê-lo, por meio da análise dos recursos linguísticos e das imagens que o compõem. Compreender ativa e criticamente a obra literária não é um processo espontâneo, por isso, deve-se promover uma adequada escolarização da literatura, em que se garantam a capacidade de compreensão e o exercício de práticas variadas de leitura, sem que se perca de vista a fruição e o prazer em ler.

 

Essa premissa também vai ao encontro do que diz o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, além de tratar a literatura como um direito humano, ressalta que os alunos devem “envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura”.

 

Por reconhecer as potencialidades dos professores, o curso buscará incentivar e proporcionar situações de formação que permitam novos conhecimentos e recursos pedagógicos para aperfeiçoar a ação do professor na escola. Mais uma vez, esse papel do professor é reforçado pelo texto da BNCC, ao afirmar que “as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo”.

 

Objetivos

 

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• compreender a natureza e as características da literatura infantil;

• reconhecer a importância do trabalho com os diversos gêneros literários para a formação do leitor literário;

• ter critérios para fazer a curadoria de um acervo de livros infantis com reconhecida qualidade literária;

• planejar e executar ações didáticas para desenvolver as competências leitoras necessárias à compreensão ativa dos textos literários;

 

 

 

Programa

 

[Trilha 1] Era uma vez… Como tudo começou?

[Trilha 2] A escolarização da leitura literária

[Trilha 3] O acervo de literatura infantil e as práticas de leitura

[Trilha 4] Ações didáticas para o desenvolvimento das competências leitoras

 

Público-alvo:

 

Professores da Educação Infantil.

 

Sobre os autores


Cristiane Cagnoto Mori: Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP nas graduações de Letras e de Fonoaudiologia de 1992 a 2015. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2012 e da graduação em Linguagens da Faculdade SESI-SP de Educação, desde 2017. Tem atuado em projetos ligados à formação de professores no âmbito de escolas públicas e particulares. Coordena cursos online de formação de professores pelo CENPEC e pelo Instituto Singularidades e atua na análise e elaboração de materiais didáticos.