A interdisciplinaridade na perspectiva do currículo integrado

Embasado em sólido referencial teórico e articulando a teoria à prática, o curso apresenta possibilidades de trabalho interdisciplinar nos diversos segmentos do ensino regular. Tais estratégias funcionam como potentes ferramentas na promoção de um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e engajador para os alunos, que serão capazes de ressignificar suas aprendizagens e relacionar as competências desenvolvidas na escola com o mundo a sua volta.

Objetivos

Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:

• conceituar os termos: disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;

• apresentar algumas práticas para o professor realizar um trabalho interdisciplinar, utilizando-se do planejamento coletivo e integrado;

• destacar a importância e os benefícios do trabalho integrado entre conteúdo e componente curricular;

• conscientizar o professor de que é possível trabalhar um currículo integrado, em busca de um ensino menos fragmentado e mais significativo;

Programa

[Trilha 1] A interdisciplinaridade e a formação de estudantes para o século XXI

[Trilha 2] As estratégias para aplicar propostas interdisciplinares na escola

[Trilha 3] Sistematizando as aprendizagens e planejando uma proposta interdisciplinar

Público-alvo:

Professores do Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio.

Sobre os autores

Denise Rampazzo da Silva – Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH na USP. Mestre em Educação pela FEUSP. Professora de História na Educação Básica durante mais de 25 anos e atualmente professora no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Alcione Piva é licenciada em Biologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Biodiversidade pelo Instituto Biológico – SP. Professora de Ciências e Biologia com experiência de 18 anos em Ensino Fundamental II e Médio. Atualmente professora no Colégio da Polícia Militar. Também atuou como professora de Ciências na Prefeitura de São Paulo e como Orientadora de aprendizagem para jovens e adultos no Senai Morvan Figueiredo. Cursa pós-graduação lato sensu em Inclusão: práticas inclusivas e gestão das diferenças no Instituto Singularidades.