Escolha uma Página
Práticas Pedagógicas
Aprendizagem Baseada em Projetos: uma tendência?

O Project based learnig (PBL) ou Aprendizagem baseada em projetos (ABP) é um tipo de metodologia ativa, ultimamente muito discutida e aplicada no âmbito acadêmico, que surgiu na década de 60 na faculdade de medicina da Universidade de McMaster, no Canadá, pela...

ler mais
Qual o papel do Mediador de Leitura?

Apenas 25% da população leitora brasileira lê por gosto — é o que nos diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Outro dado interessante levantado pela pesquisa diz respeito à influência na formação de leitores: na faixa etária até os 13 anos, a presença de uma...

ler mais
John Bergmann e a sala de aula invertida

O educador norte-americano John Bergmann é um dos criadores do modelo chamado Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida, além de ser um de seus maiores defensores e entusiastas. Ele esteve no Brasil durante o 24º Congresso Internacional ABED de Educação...

ler mais
Tecnologia e Estratégias Pedagógicas

Estamos atravessando uma época em que quase tudo pode ser completamente transformado pela tecnologia. O mundo digital mudou a forma como nos relacionamos e até como nosso cérebro funciona. Isso tem enormes implicações práticas, inclusive no lugar onde...

ler mais
A importância dos Clubes de Leitura nas escolas

A competência 4 da Base Nacional Comum Curricular fala sobre Comunicação nos seguintes termos: Utilizar diferentes linguagens — verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das...

ler mais