
Avaliação
Habilidades e Competências: como avaliar em tempos de pandemia?
Desde a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 1996) o tema da avaliação está na pauta da produção acadêmica, de escolas e professores e, nesse momento, passado um longo período de distanciamento social, onde foi...
Habilidades e competências: a quem se destinam?
Entendemos que nenhuma proposta educacional, nenhum recorte de conteúdo, planejamento, atividade em sala de aula e critério de avaliação podem vangloriar-se de um status de neutralidade. Todos são permeados por escolhas. E escolhas são políticas: nossas aulas, nossas...
A educação superior e a democratização do ensino: reflexões necessárias
Nos últimos meses, a democratização da educação brasileira tem sido ponto recorrente de debate, muito em função dos tempos pandêmicos que vivemos, perpassados pelo fechamento temporário de espaços escolares e pela mudança para um sistema de ensino remoto, que procura...
Competências socioemocionais: o que dizem as pesquisas
Atualmente, um conjunto significativo e crescente de pesquisas aponta resultados importantes do trabalho intencional para o desenvolvimento socioemocional de alunos da educação básica.Uma das referências neste sentido é o economista norte-americano James...
Avaliação como sinônimo de aprendizagem
A avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Assim como os outros processos pedagógicos da escola, ela deve estar a serviço da aprendizagem e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes. Muitas vezes os recursos avaliativos, como as notas e...