Novo Ensino Médio: o que muda e como me preparar?

por | abr 27, 2021 | Artigo, BNCC, Currículo, Práticas Pedagógicas

Como sabemos, a reforma do Ensino Médio já é uma realidade em curso. Desde 2017, quando a  lei nº 13.415/2017 foi aprovada, alterando as diretrizes e bases da educação nacional, muito se discute sobre o que mudaria na prática, e sobre como implementar tais mudanças nas escolas de todo o país.

No ano de 2020, muitas escolas se planejaram e já começaram a colocar em andamento seus projetos piloto para o novo Ensino Médio, porém, com a pandemia do coronavírus, muitos desses planejamentos e muitas expectativas acabaram sendo frustradas.  Contudo, mesmo com esses imprevistos ocasionados pelo distanciamento social e o ensino remoto emergencial, o prazo para a adaptação das escolas à nova legislação segue sendo 2022 (ou seja, ano que vem!) e, devido a urgência da retomada das discussões e dos cronogramas de implementação, o PROFS trouxe aqui um breve resumo sobre o que você precisa saber para estar por dentro do novo Ensino Médio.

A centralidade da BNCC

A nova legislação prevê a obrigatoriedade da aplicação da Base Nacional Comum Curricular nas instituições de ensino. A intenção por trás dessa determinação é proporcionar aprendizagens, competências e desenvolvimento de habilidades comuns em todo o território nacional.

Embora somente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática permaneçam obrigatórias aos 3 anos (com preservação do direito à língua materna no caso da população indígena), é necessário mencionar que a BNCC em si não exclui as demais disciplinas mas, organiza os conhecimentos de forma diferente, categorizando-os em 4 grandes áreas:

  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

  • COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

É interessante pontuar, também, que a BNCC cria a oportunidade de se trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e transversal, bem como possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula competências e habilidades socioemocionais. Ficou interessado e sente que precisa aprender mais sobre esse documento? Bom, no portfólio do PROFS você encontra uma seção inteira dedicada a cursos sobre a BNCC, trabalhando de forma específica cada área do conhecimento! Clique aqui para conferir e se aprofundar mais no assunto (ah, vale dizer que os nossos cursos emitem certificados!) 

Os itinerários formativos

Uma outra mudança em relação ao modelo tradicional do Ensino Médio diz respeito à flexibilização da formação dos alunos e o foco e incentivo à construção de projetos de vida. Assim, das 3.000 horas previstas pela legislação, 1.200 serão de escolha dos estudantes, de forma que esses possam escolher disciplinas e oficinas que vão de acordo com seus interesses.

Dessa maneira, os estudantes terão liberdade para montar sua grade curricular opcional pautados por uma ou mais áreas de conhecimento e escolhendo também se deseja ter foco em formação acadêmica, técnica ou profissionalizante. Esses seriam então os itinerários formativos.

Motivar e auxiliar os estudantes a refletirem de maneira crítica sobre suas habilidades, afinidades e perspectivas de vida é algo não só bem-vindo como essencial para seu desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania. É importante elucidar que os adolescentes da faixa etária de 15 – 17 anos são, de fato, muitas vezes jovens demais para saberem ao certo que caminho profissional querem para sua vida, visto isso, é imprescindível orientá-los para uma escolha responsável, mesmo que ele futuramente possa mudar de ideia. 

Na plataforma do PROFS você também encontra cursos sobre essa temática, e já adiantamos que eles são fundamentais para você que trabalha com a orientação de crianças e adolescentes. Clique para conhecer o curso de Habilidades Socioemocionais para uma formação integral e Construção e execução de Projetos de Vida.

Saiba mais

Todas as informações fornecidas por nós podem ser encontradas nos canais oficiais do Ministério da Educação. Para conferir o projeto do Novo Ensino Médio na íntegra, recomendamos que dê uma olhada no Guia de Implementação do Novo Ensino Médio.

Marianne BragaFormada em História pela UFMG, pós-graduanda em Psicopedagia na PUC-Minas. Atua na produção de conteúdo didático, conteúdo destinado a formação de professores e como professora de História.