Ensino Híbrido

O curso se propõe a aprofundar o Ensino Híbrido, seus princípios e premissas, permitindo aos participantes colocar em prática o que aprenderam no contexto de sala de aula. Alguns aspectos fundamentais serão centrais nos materiais de apoio e atividades, como personalização e colaboração, avaliação formativa e integração de recursos digitais. A capacidade de planejar estratégias de aprendizagem alinhadas ao Ensino Híbrido é o que se espera enquanto resultado deste curso. 

 

Objetivos

 

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

  • Reconhecer o Ensino Híbrido enquanto abordagem de integração de tecnologias no ensino presencial com foco no estudante;
  • Colocar em prática o planejamento de atividades educacionais integrando os modelos sustentados e disruptivos do Ensino Híbrido, evidenciando o desenvolvimento de competências e habilidades;
  • Utilizar alguns recursos digitais que apoiem no desenvolvimento de práticas de ensino híbrido;
  • Realizar práticas avaliativas condizentes com o Ensino Híbrido.
  • Compreender os desafios de implementação do Ensino Híbrido e construir coletivamente possibilidades para sua superação

 

Programa

 

  • [Trilha 1] Introdução ao Ensino Híbrido
  • [Trilha 2] Explorando recursos digitais para integrar o Ensino Híbrido
  • [Trilha 3] Avaliação no Ensino Híbrido
  • [Trilha 4] Planejando para utilização dos modelos sustentados
  • [Trilha 5]Como os modelos disruptivos podem ajudar as escolas em contextos de aulas não presenciais ou semipresenciais

 

Público-alvo:

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Sobre os autores:

Julci Rocha

Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP, pós-graduada em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira, gerenciada pelo CIEB. É uma das autoras do livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática”, da editora Penso (2018), organizado por Lilian Bacich e José Moran. Atua há mais de 10 anos na formação inicial e continuada de professores e gestores com foco em inovação. Coordenou projetos educacionais com foco em inovação e tecnologias educacionais em nível nacional em instituições importantes como Microsoft e Fundação Lemann. É autora de materiais didáticos para a educação básica. Como Microsoft Educator Fellow, representou o Brasil em dois eventos internacionais (E2– Education Exchange) pelas suas experiências exitosas na educação brasileira: em Singapura (2018) e Paris (2019).  Em 2020, apoiou a Secretaria de Educação de SP na implementação do Centro de Mídias, atuando como gestora junto com a chefia de gabinete, política pública que envolve mais de 5.8 milhões de estudantes brasileiros. Atualmente é Diretora e Fundadora da Redesenho Educacional, instituição que apoia escolas, líderes e professores brasileiros a inovar, com foco inovação centrada no estudante (metodologias ativas e currículos inovadores) e integração de tecnologias digitais. É também Consultora Sênior da Fundação Lemann, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e Docente do Instituto Singularidades.

 

Danielle Lima de Vasconcelos

Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica.  É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange – E2 em Paris (2019) e Austrália (2020- evento virtual). Vencedora do Prêmio Destaque Educação 2019 e 2020, com práticas pedagógicas no Ensino Fundamental – Anos Finais. Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional.