Escolha uma Página

O começo do ano é sempre a melhor época para pensar nos próximos passos da carreira e buscar oportunidades para ampliar e diversificar os conhecimentos. Para te ajudar, separamos uma lista de 5 cursos gratuitos cujos temas irão te ajudar com diversas questões em sala de aula. Confira as nossas dicas:

Projeto Escolas Conectadas

Iniciativa da Telefônica, oferece diversos cursos voltados para a Educação, abordando temas como Alfabetização, Escrita Criativa, Métodos de Avaliação, entre outros assuntos. Todos os cursos são online e possuem certificado, com cargas horárias variando de 15h a 40h.

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

Disponível na plataforma Coursera, este curso foi desenvolvido pela Fundação Leman e pelo Instituto Península e fala como integrar as tecnologias digitais no seu contexto escolar. A carga horária prevista é de 40h e, embora inicialmente não se trate de um curso gratuito, é possível solicitar auxílio financeiro na própria página do curso.

Múltiplas Linguagens e Gêneros Discursivos

De acordo com a ementa do curso, o objetivo é “contribuir com o processo de formação continuada dos educadores da rede pública de ensino para um melhor atendimento educacional especializado de pessoas com deficiência (PD) no âmbito da Educação Especial, de forma a complementar o ensino regular por meio da utilização das Tecnologias de informação e comunicação (TIC)”. O curso é disponibilizado pela Unesp e não possui certificado.

Curso de Formação de Mediadores de Leitura

Iniciativa da Fundação Demócrito Rocha, este EAD conta com 160h e conta com ações destinadas ao fomento da prática adequada da leitura em ambiente escolar e em outros espaços e equipamentos culturais, de forma a fomentar o gosto pela leitura.

LGBT+: Conceitos e Histórias

Pensando a nível de diversidade em sala de aula, uma boa opção é o curso disponibilizado na plataforma Veduca, iniciativa do Serasa Experian. A ideia é discutir questões que envolvem a sexualidade humana e a identidade de gênero. São apresentados conceitos e informações sobre quatro características – Sexo Biológico, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero e Orientação Afetivo-sexual — e também sobre o significado da sigla LGBT+. O curso tem um total de 6h.


Soraya Coelho

Pós-graduada em Book Publishing pelo Instituto Singularidades e Analista de Marketing Digital da área de Formação de Professores na SOMOS Educação.