Escolha uma Página

Devido às mudanças no cenário educacional, a escola precisa constantemente buscar alternativas para tornar o ensino mais atrativo e relevante para os alunos. Nesse contexto, novas práticas e estratégias entram em cena para auxiliar o processo de aprendizagem, como por exemplo as metodologias ativas e o ensino híbrido

Confira neste artigo o que são as metodologias ativas e como a sua implementação pode beneficiar as práticas pedagógicas, sobretudo quando aliada ao ensino híbrido.

Boa leitura!

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas consistem na estruturação das práticas pedagógicas com a finalidade de tornar o estudante cognitivamente envolvido no seu processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor deixa de ser o foco da aula, tornando-se um orientador para que os alunos possam participar e interagir efetivamente na construção do conhecimento.

Isso significa que nesse modelo de ensino o aluno abandona a condição de ser unicamente um ouvinte na sala de aula, a fim de interagir como protagonista no seu processo de aprendizagem.

Como implementá-las?

Para implementar as metodologias ativas, é necessário transformar o conceito tradicional de aprendizado, no qual o docente é responsável pelaexposição da matéria enquanto os estudantes prestam atenção e fazem anotações.

Existem diversas práticas que podem ser exploradas com a finalidade de trazer as metodologias ativas para a sala de aula. O professor pode, por exemplo, reduzir o tempo expositivo da aula para a realizar atividades, debates, estudos de caso e simulações, deixando que o assunto seja estudado com mais profundidade em casa.

Para que as metodologias ativas alcancem potencialmente seus objetivos elas não devem ser consideradas de modo isolado. A escola precisa desenvolver pedagogicamente uma estratégia e um planejamento para realizar uma mudança coerente com o contexto educacional da instituição. É recomendado que todos os docentes optem pela prática: esse deve ser um processo contínuo, abrangendo todos os segmentos de ensino.

Como as metodologias ativas beneficiam o aprendizado

Quando os estudantes são responsáveis pela construção do seu conhecimento, o modelo de ensino contribui para que o aluno desenvolva sua autonomia. Além disso, a proatividade é aperfeiçoada, assim como a capacidade de lidar com problemas e situações reais.

Sendo assim, o trabalho com as metodologias ativas impactam não apenas a dimensão cognitiva dos alunos, mas também contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento socioemocional.

Nesse contexto, são inúmeros os benefícios da implementação das metodologias ativas na realidade dentro da sala de aula. Entre eles, destaca-se o trabalho da mentalidade dos alunos, que passam a lidar com os problemas, tanto na escola quanto na vida, com mais segurança e confiança. Isso ocorre porque esse tipo de prática ajuda os estudantes a ampliar seus mecanismos para resolver situações diversas, além de aprender a expor seus pontos de vista e a respeitar opiniões diferentes das suas.

O ensino híbrido como aliado das metodologias ativas

Em um mundo onde a tecnologia transforma cada vez mais o espaço e a comunicação, o ensino e os processos de aprendizagem também estão suscetíveis a mudanças trazidas por tendências e ferramentas digitais. O ensino híbrido consiste justamente na convergência entre o online e o presencial na educação.

Esse modelo de aprendizagem dialoga integralmente com as metodologias ativas, uma vez que o aluno pode utilizar a internet para auxiliar no entendimento e no aprofundamento do tema anunciado em sala de aula. Portanto, o uso da tecnologia na educação facilita o contato entre o estudante e o conhecimento.

Assim como as metodologias ativas, o ensino híbrido tem como objetivo o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Além disso, tanto os estudantes quando os docentes podem utilizar aparelhos tecnológicos como aliados no processo pedagógico.

Conclusão

No contexto educacional atual, os alunos estão caminhando cada vez mais para o aprendizado personalizado, em que as práticas pedagógicas permitem que o estudante escolha o método de ensino ao qual se adapta melhor. Além disso, as metodologias ativas contribuem para que o aluno aprenda tanto sozinho, por meio de pesquisa, quanto em grupo, em debates e discussões temáticas.

O ponto chave do assunto é levar em consideração que, apesar da autonomia e do protagonismo crescentes dos alunos, o papel do professor ainda é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de competências e habilidades. A principal diferença é que nesse modelo o docente não é o foco da aula, mas um mediador do conteúdo e orientador dos estudantes.

Ao introduzir a tecnologia no dia a dia da escola todos têm inúmeras possibilidades de aprender. Contudo, mais do que adotar instrumentos tecnológicos, é preciso que a escola auxilie os alunos na construção do pensamento crítico, da criatividade, participação e colaboração. Sendo assim, o aprendizado e o ensino híbrido têm muito a ganhar de uma aliança com as metodologias ativas.


Este artigo foi escrito por Amanda Viegas, da par Plataforma Educacional. Conheça melhor a par e entenda como ela pode ajudar a sua escola a melhorar a qualidade pedagógica!

Aqui você pode definir o conteúdo que será colocado na aba ativa.


PROFS / Blog

Espaço para debater assuntos relacionados à educação. Aqui você encontra artigos, dicas, entrevistas e relatos inspiradores.