Escolha uma Página

No dia 15 de outubro é comemorado no Brasil o dia do professor e da professora. A data é uma homenagem àqueles e àquelas que dia a dia se dedicam ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Para o PROFs, não é possível pensar e construir uma educação de qualidade sem reconhecer a importância deste profissional.

Ainda que os desafios sejam muitos, educadores do País inteiro continuam realizando trabalhos inspiradores. É o caso, por exemplo, dos Educadores Nota 10 — clique e conheça os premiados da edição de 2018 do Prêmio.

Aqui, vamos relembrar um dos premiados da edição de 2017: Di Gianne de Oliveira Nunes, professor de História na Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, onde desenvolve o projeto Regime Fechado, Visão Aberta, que realiza em Lagoa da Prata, Minas Gerais.

O projeto usa a Bíblia como fonte para um estudo histórico e geográfico com os alunos de EJA do sistema prisional do município. A ideia do projeto veio do questionamento de um dos alunos justamente sobre se seria possível utilizar a Bíblia como fonte histórica. Percebendo que a Bíblia era o livro mais conhecido da turma, Di Gianni aproveitou o conhecimento prévio dos detentos para ensinar o conteúdo sobre a História Antiga, colocando-se no papel de mediador do conhecimento. Segundo o professor:

Esse trabalho veio com a ressocialização, porque o aluno notou que ele pode criar, que ele pode sonhar, que ele pode buscar mais. Eles viram que eles podem ser mais, muito mais do que a forma que eles entraram aqui.

Gostou? Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui.

Di Gianni foi um dos participantes do evento de lançamento da plataforma BNCC na Prática e aproveitamos a ocasião para conversar com o professor sobre a BNCC. Veja o que ele diz assistindo aos vídeos:


PROFS / Blog

Espaço para debater assuntos relacionados à educação. Aqui você encontra artigos, dicas, entrevistas e relatos inspiradores.