Entrevista com Charles Fadel: a BNCC no contexto da escola

por | out 3, 2018 | Artigo, BNCC

Charles Fadel foi um dos participantes do evento de lançamento da plataforma BNCC na Prática. Na ocasião, aproveitamos para conversar com ele sobre a importância de uma base curricular comum para o Brasil e quais são os caminhos para colocá-la em prática.

Para ele, a BNCC é um grande passo à frente para o Brasil, pois caminha na direção de ter objetivos relevantes e que respondem a demandas do mundo atual. Para implementá-la, ele aponta a importância de entendermos bem as dez competências gerais e como cada uma delas pode ser desenvolvida no contexto dos componentes curriculares. Faz a provocação:

“Como você ensina comunicação enquanto você ensina matemática? Como você ensina pensamento crítico enquanto ensina história? Como você ensina criatividade enquanto ensina artes?”

Fadel comenta a importância da plataforma BNCC na Prática, lançada em agosto de 2018, por tornar a BNCC muito granular, tangível e aplicável para os professores. Segundo ele, é importante que professores e professoras tenham formação e orientações detalhadas para que haja uma verdadeira implementação de longo prazo.

Por fim, ele reforça a importância de se trabalhar as competências no contexto de cada componente, de maneira explícita, deliberada, sistemática e compreensível — em, em algum ponto, demonstrável.

Para ouvir a fala de Charles Fadel, confira o vídeo:

Charles Fadel é fundador e presidente do Center for Curriculum Redesign (CCR), professor visitante da Harvard Graduate School of Education, mmbro da BIAC/OCDE, coautor do livro 21st Century Skills, fundador e presidente da Fondation Helvetica Educatio (em Genebra, na Suíça), conselheiro sênior da the Conference Board Human capital Exchange e da P21.org. Trabalha com sistemas e instituições educacionais em mais de trinta países.

Avatar